Ela Precisa Viajar

Bem-vindos ao Desconhecido

Conheça a Melhor Piscina Termal da Islândia

Vai passar férias na Terra do Gelo e do Fogo e tem dúvidas sobre qual a melhor piscina termal da Islândia? Então, esse post é para você 🙂

Mývatn Nature Baths - A Melhor

Que a Islândia é um local com muita atividade vulcânica todos já sabemos. Essa ilha surreal é conhecida por sua atividade geotérmica, com vulcões e muitos gêiseres espalhados pelo país, assim como suas piscinas termais, que se tornaram uma das atrações mais procuradas por turistas e locais nos últimos anos.  

O que muita gente não sabe é que as piscinas termais islandesas não se resumem apenas à famosa Blue Lagoon – há muitas outras opções para todos os gostos (e bolsos). 

A melhor piscina termal na Islândia, na minha opinião, é a Mývatn Nature Baths.

A melhor piscina termal da Islândia
Mývatn Nature Baths - Islândia

Localizada no norte da ilha, a Mývatn Nature Baths é literalmente um spa à céu aberto.

Apesar de não possuir uma entrada tão dramática quanto à famosa Blue Lagoon, com seus enormes lagos azuis à mostra, a tímida Mývatn vai se revelando aos poucos.

Logo na entrada, há um parque de estacionamentos. Ao fundo, um complexo de vidro e madeira nos convida a entrar e desvendar as piscinas.

Depois de passar pela aconchegante recepção, somos encaminhados aos vestiários. Lá, temos acesso aos armários e aos chuveiros – por questões de higiene, é obrigatório tomar uma ducha antes de acessar as piscinas. O próprio espaço oferece shampoo, condicionador e sabonete à vontade.

Além disso, é importante lembrar de remover quaisquer tipos de joias: a grande quantidade de enxofre da água pode causar danos irreversíveis à materiais como a prata.

Tudo pronto? Partiu piscina!

Mas o que são Águas Termais?

Por definição, as águas termais são águas aquecidas sob a terra. No caso da Islândia, o processo de aquecimento ocorre devido à grande quantidade de vulcões da região, que acabam por aquecer as águas à temperaturas altíssimas, fazendo com que elas brotem do solo já superaquecidas.

As águas das piscinas (ou lagoa, como são chamadas) de Mytvain são provenientes do poço de Landsvirkjun em Bjarnarflag e possuem uma temperatura original de 130ºC. Para chegarem até as piscinas (que foram construídas artificalmente), são levadas através de tubulações e resfriadas, deixando os banhos agradavelmente na casa dos 36ºC a 40ºC. É uma delícia!

A melhor piscina Termal da Islândia

E o que tem nessa água?

A primeira coisa que reparei ao me deparar com as piscinas foi na cor da água. Uma tonalidade leitosa, quase que levemente azulada, torna impossível ver qualquer coisa embaixo d’água. 

O motivo é sua composição: as águas termais desta, e também de outras piscinas termais islandesas é uma mistura de diversos minerais, algas e, principalmente, sílica, que confere a tonalidade e uma textura quase que aveludada à água.

Sua alcalinidade e composição também impedem o crescimento de bactérias e vegetação, o que torna a água naturalmente desinfetada – não há necessidade do uso de cloro e nem nenhum outro produto por parte das empresas para manter a água saudável e própria para banho.

FICA A DICA: Galera do cabelão, recomendo não molhar os fios na piscina, pois os poucos que tocaram a água ficaram bastante secos. Apostem nos coques altos!

A melhor piscina Termal da Islândia

Um dia para Relaxar

Já imaginou passar uma tarde relaxante, bebendo um bom vinho islandês em uma piscina termal bem quentinha, apreciando uma paisagem surreal enquanto sente flocos de neve caindo por seu rosto?

Parece um sonho? Na Mývatn é realidade.

Ao contrário de muitas outras piscinas termais na Islândia, na Mývatn é permitido o consumo de bebidas na área de banhos. Para consumir dentro da lagoa, é necessário comprar um pulseira de cerveja/vinho na recepção (eles oferecem essa opção logo na Bilheteria) e, assim, um funcionário se encarrega de trazer as bebidas até você na lagoa. Não é permitido levar alimentos e bebidas externos para a área de banhos.

Além das piscinas, o complexo também dispõe de duas saunas à vapor. Como são construídas logo acima de uma área geotérmica, o aquecimento natural sobre por alguns orifícios do piso, com temperaturas que chegam até 50ºC. Mas não se preocupem: o cheiro de enxofre não sobe junto do vapor não :p

Por fim, se bater aquela fominha durante ou depois do seu banho relaxante, há um café maravilhoso no complexo, onde pode desfrutar de refeições completas ou aquele lanchinho rápido. Podem conferir os valores aqui.

Águas termais e suas propriedades medicinais

É curioso também observar que além de serem utilizados como lazer,  muitas pessoas visitam os banhos termais como forma de tratamento para doenças respiratórias ou de pele.

Durante minha visita, conheci um casal que visitava as piscinas regularmente, alegando que os problemas de asma do homem melhoraram significativamente depois que começaram a frequentar os banhos.

Vi também muita gente passando a “terrinha” que fica ao fundo das lagoas como se fosse uma máscara no rosto, alegando que fazia super bem para a pele. Claro que também testei né? A sensação é um pouco estranha, meio gelatinosa. Se a pele ficou realmente melhor eu não sei, mas que eu me diverti, isso sem dúvida!

O bom é poder juntar diversão com tratamento e aproveitar ainda mais esse banho 🙂

Um misto de relaxamento e felicidade estampados na cara 🙂

A Minha Experiência

A minha tarde nessas piscinas não podia ter sido melhor. 

O local é absurdamente lindo. Para os apaixonados por passeios ao ar livre, a paisagem é um colírio para os olhos: como fui no começo de março ainda era inverno – por isso, as montanhas branquinhas ao redor davam aquele toque especial.

A temperatura lá fora, mesmo negativa, tornou a experiência ainda mais divertida – só não era muito agradável ao sair das piscinas 😛

As piscinas tinham pouquíssimas pessoas – por estar localizada mais ao Norte, não seja tão facilmente acessível como a famosa Blue Lagoon (que fica há apenas 40 minutos da capital Reykjavik). Mas esse foi um dos pontos que mais levei em consideração ao definir a Mývatn como a melhor piscina termal da Islândia: foi uma experiência quase que particular, sem ter de disputar espaço com uma multidão. 

Depois de ficar de molho por boas horas, rindo e agradecendo pela vida e me sentindo totalmente relaxada, me despedi desse lugar mágico enquanto começava a nevar. Foi lindo!

Super hiper mega recomendo!

Informações Práticas

Valores de admissão:

  • Adultos: 5900 ISK // 45 USD
  • Jovens (13 – 15 anos): 2900 ISK // 22 USD
  • Deficientes, Idosos e Estudantes: 3900 ISK // 30 USD

Não há taxa de entrada para crianças de 12 anos ou menos. 

Não é obrigatório reservar, mas é altamente recomendado! Pode reservar clicando aqui.

 

Valores para alugueis:

  • Roupas de banho: 850 ISK // 7 USD
  • Toalhas: 850 ISK // 7 USD
  • Roupão: 1800 ISK // 14 USD 
 
 

Horário:

Todos os dias, das 12h00 às 22h00 (consultar datas de dezembro, pois horários se alteram próximos do Natal e Ano novo).
É permitida a entrada até 21h30.

SOBRE ELA

Ela Precisa Viajar

Paulista no RG, cidadã do mundo no coração. Levo comigo um pouco de cada lugar que já visitei, e tenho certeza que quanto mais viajo, mais me (re)descubro.

O Ela Precisa Viajar surgiu da vontade de partilhar dicas de viagens, roteiros e experiências para todos aqueles que, como eu, foram picados pelo bichinho da viagem.  

E aí, você também Precisa Viajar? Então está no lugar certo! 

ELA NAS REDES

Booking.com
Acompanhar este comentário/tópico
Me notificar sobre:
guest
2 Comentários
Mais novo
Mais antigo Mais votado
Comentários em linha
Ver todos os comentários
Zuleica
Zuleica
2 anos atrás

Adorei as dicas dessa viagem, fiquei super animada de ir conhecer esse lugar. Com as suas dicas fica muito mais fácil planejar as viagens.

Nathalia
Nathalia
2 anos atrás

Com toda essa informação já me sinto mais que preparada para ir para Islândia, me levaaaa