QUEM NUNCA QUIS VISITAR O EGITO?
Sempre achei o Egito fascinante. Toda a atmosfera histórica e misteriosa me encanta desde pequena (tanto é que, ao invés do tradicional Ballet, pedi aos meus pais que me colocassem na Dança do Ventre!). Por isso, quando surgiu a oportunidade de visitar esse país incrível, não pensei duas vezes: agendei logo uma viagem de 12 dias, para tentar aproveitar ao máximo.
Por ser enorme, o país oferece atrações para todos os gostos. Muito além das Pirâmides, o Egito possui lugares incríveis e oferece experiências daquelas a serem lembradas para o resto da vida.
Por isso, se quer ter férias incríveis, aqui vai uma lista com as 5 experiências que não pode perder quando visitar o Egito.
1 - Se Hospedar em um Resort 5 Estrelas All Inclusive - Hurghada
Nada melhor do que, ao tirar férias, se hospedar em um local confortável e agradável, não é? Aquele “home away from home” mesmo.
E se, além de tudo, a sua hospedagem oferecesse diversão, entretenimento, bebidas e comidas à vontade (e o dia todo), um ambiente paradisíaco e o melhor: com preços que cabem no seu bolso? No Egito isto tudo é possível!
Hurghada é uma cidade situada à costa do Mar Vermelho (que é incrivelmente azul) e oferece centenas de hospedagens em Resorts All Inclusive com valores bastante acessíveis – preços iniciam-se em 33 dólares por pessoa/noite. Pasmem!
Estadia em Resort All Inclusive - Hurghada, Egito
Além de toda infraestrutura, os resorts também oferecem tours guiados pela cidade, batismo de mergulho, passeios de barco, lojas e shows noturnos de dança e cultura típica. É realmente ir para curtir as férias, sem se preocupar com nada 🙂 Super recomendo!
2 - Andar de Barco pelo Rio Nilo - Aswan
Passear de barco é tudo de bom né? Agora imagina navegar pelo rio Nilo: é inesquecível.
As feluccas, como são chamados os barcos típicos do Egito, são barcos à vela tradicionais, feitos de madeira. São encontrados em vários pontos do Egito, mas é em Aswan onde deve agendar seu passeio: a vista do Qubbet el-Hawa, das montanhas e das ilhas presentes no Nilo são impressionantes. Além disso, as águas do Nilo são mais tranquilas nessa região, tornando o passeio ainda mais agradável.
Dada a ausência de motor, o passeio é um verdadeiro momento de relaxamento na tua viagem. É tradição no Egito oferecerem uma xícara de chá ao visitarmos lojas ou restaurantes e, aqui, não é diferente: o barqueiro prepara o chá durante o passeio e serve, como todo cuidado, a todos os tripulantes.
Há diferentes tipos de tours (muitos incluem também a visita em uma das famosas ilhas do Nilo, como a Ilha Kitchener, que abriga o Jardim Botânico de Aswan), com durações também diferentes: por isso, os preços variam – iniciam em 10 dólares/pessoa (eu paguei 185 libras egípcias para um tour com um grupo de 4 pessoas ~ 12 dólares cada). Os tours podem ser comprados na hora (há diversas opções espalhadas por toda margem do Nilo, na rua Kornish Al Nile) ou agendados previamente.
Este será, sem dúvida, um dos momentos mais marcantes de sua visita ao Egito.
3 - Voar de Balão - Luxor
Passeio de Balão - Luxor, Egito
Além de ser uma cidade cheia de monumentos impressionantes, Luxor também nos presenteia com um dos mais bonitos panoramas ao amanhecer: dezenas de balões levantam voo, oferecendo vistas espetaculares a seus “tripulantes”.
Sim, Luxor é o melhor local para andar de balão no Egito. E eu diria que essa é uma experiência IMPERDÍVEL na sua viagem. Quer saber os motivos?
O passeio não apenas oferece uma vista surreal do Vale dos Reis, Vale das Rainhas, da Montanha dos Nobres, do Templo de Amenhotep III e de diversos monumentos circundantes, mas também te proporciona uma sensação de liberdade absurda. Vale super a pena madrugar para ver o sol nascendo lá do alto. Serão 30 a 45 minutos que ficarão na sua memória para sempre!
E o melhor: em comparação com a famosa Capadócia, o voo de balão em Luxor é muito mais acessível – apenas 25 dólares/pessoa e inclui transfer ida e volta (van e barco, pois o ponto de decolagem fica na outra margem do rio Nilo) do seu hotel ou de um ponto de encontro: um dos mais baratos do mundo! Alguns chegam a incluir café da manhã no barco de travessia, o que torna o dia ainda mais especial.
Sem dúvida, uma das experiências mais incríveis que já vivi!
4 - Mergulhar em um dos Melhores Recifes de Coral do Mundo - Dahab
Você sabia que um dos melhores lugares para se mergulhar no mundo fica no Egito? Não? Eu também não sabia.
Antes de visitar a Península do Sinai, eu nunca nem tinha ouvido falar de Dahab. E de fato, o Blue Hole foi uma descoberta maravilhosa.
Separado da Arábia Saudita pelo surrealmente azul Mar Vermelho, Dahab é uma cidade litorânea e super pitoresca. Dela, é possível pegar tours ou ir dirigindo até o mais emblemático ponto de mergulho do país.
O Blue Hole fica só há 8 quilômetros ao norte de Dahab e possui profundidade de cerca de 100m. Mas calma! Os corais são muito acessíveis e ficam bem próximos da superfície, o que torna o snorkelling uma prática ainda mais comum.
Eu, por exemplo, optei pelo snorkelling e super recomendo: a visibilidade da água é surreal e é possível avistar diferentes tipos de peixes mesmo em baixas profundidades.
Além disso, por não ter corrente e seu acesso ser super fácil – diretamente ligado à costa – é um dos pontos mais procurados por mergulhadores do mundo todo.
Snorkelling no Blue Hole - Dahab, Egito
Os passeios até o Blue Hole podem ser agendados tanto diretamente com alguma agência de viagem/guia de turismo quanto nos alojamentos: muitos deles indicam profissionais parceiros. Eu optei por fechar um pacote completo com acomodação e passeios diretamente do hotel que eu estava hospedada no Cairo. Sendo assim, o transfer ida e volta de Dahab, assim como todas as atividades, passeios e até alojamento na cidade já estavam inclusos no pacote.
Entretanto, para quem já está hospedado em Dahab ou até mesmo em Sharm El Sheikh há diversas opções de passeios até o Blue Hole. Dentre eles, há a possibilidade de incluir, além do transfer do seu hotel, almoço, passeio em camelos, à cavalos, em 4×4 no deserto, visita à Blue Lagoon e muito mais! Ah, e claro, a maioria dos tours também já incluem equipamento para snorkelling. Os preços dos tours de um dia iniciam-se em 300 libras egípcias/20 dólares e variam consoante a quantidade de atividades escolhidas.
Foi no Blue Hole que vi os corais mais coloridos na vida! Com muita vida marinha, essa região da Península do Sinai é sem dúvida aquele extra para adicionar na sua viagem para o Egito.
5 - Visitar as Famosas Pirâmides do Egito (por dentro!) - Cairo
Claro que esta experiência não podia ficar de fora né? Apesar de clichê, visitar as Pirâmides é o ponto alto de toda viagem para o Egito.
É impossível não se chocar com a magnificência desse local. Além das famosas Pirâmides de Gizé – Khufu (ou Quéops), Khafre (Quéfren), e Menkaure (Miquerinos) -, é possivel também visitar outras pirâmides que se encontram nos arredores, como em Saqqara e Dahshur.
Mas o mais incrível é poder visitar o INTERIOR de cada uma dessas pirâmides. Sim meus amigos, várias Pirâmides podem ser internamente visitadas e, vou lhe dizer, que é uma experiência para ficar na história!
Para fazer esse passeio em Gizé é necessário comprar tanto o bilhete para acessar o Complexo das Pirâmides (200 libras egípcias/pessoa ~ 12 dólares) quanto um específico para entrada em cada uma das Pirâmides – 400 libras egípcias ~ 25 dólares para visitar o interior da Queóps ou 100 libras egípcias ~ 6 dólares para Quéfren ou Miquerinos.
Entretanto, caso queira visitar os sítios menos cheios e receber também mais informações sobre as Pirâmides, recomendo fechar um tour com um guia local especializado – ele com certeza fará o passeio completo, passando por Saqqara, Dahshur e Gizé (paguei 250 libras egípcias, excluindo a entrada nos locais de interesse). Assim, poderá fugir da multidão e conhecer Pirâmides ainda mais antigas e mais bem preservadas que as de Gizé: a Pirâmide Djoser, a Pirâmide Curvada e a Pirâmide Vermelha, por exemplo.
Minha escolha de visita foi para a Pirâmide Vermelha e não podia ter acertado mais: este foi o primeiro projeto de Pirâmide com paredes retas considerado bem-sucedido no Egito e, sendo assim, foi a precursora para posterior construção das Pirâmides de Gizé.
Para entrar no Complexo de Dashur há uma taxa de 100 libras egípcias ~ 6 dólares e, uma vez dentro, não há nenhuma taxa extra para visitar suas Pirâmides.
Aviso: independente da Pirâmide escolhida, o acesso é sempre feito através de corredores estreitos, com tetos baixos e pouco iluminados. Por isso, não recomendo este passeio à quem tem claustrofobia ou fobia de locais escuros.
Visitar um monumento tão importante para a história é emocionante: eu não conseguia parar de sorrir.
Uma lista de apenas 5 experiências é pouco para tudo que o maravilhoso Egito oferece: com centenas de atrações incríveis, tenho certeza que não vai se arrepender de visitar esse país mágico!
SOBRE ELA
Paulista no RG, cidadã do mundo no coração. Levo comigo um pouco de cada lugar que já visitei, e tenho certeza que quanto mais viajo, mais me (re)descubro.
O Ela Precisa Viajar surgiu da vontade de partilhar dicas de viagens, roteiros e experiências para todos aqueles que, como eu, foram picados pelo bichinho da viagem.
E aí, você também Precisa Viajar? Então está no lugar certo!
QUER CONTEÚDOS DIÁRIOS?
Me siga no Insta 🙂
Ameeei esse lugar, achei tudo muito lindo. Gostei muito da matéria sobre o Egito. Das explicações sobre valores, passeios. Enfim de tudo. Parabéns muito bom gosto.
Que lugar magnífico gostaria muito de explorar essas pirâmides estilo Indiana Jones. E as dicas maravilhosas que peguei nesse Blog me ajudarão muito. Obrigado pelas dicas, com certeza voce ganhou um seguidor muito fiel.